quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Semente da esperança


Esperança é a palavra de ordem para este ano que se inicia.  Em todos os sentidos, ao menos para mim. E para começar o ano, nada melhor do que mudar um pouco. A partir de agora, além da análise de notícias ambientais, o Eco em Pauta irá publicar notícias menores, linkadas. Ou seja, cada vez que surgir uma dica legal postarei aqui. É que a lista de matérias e assuntos para comentar já está maior do que a minha de metas para 2012. Até mesmo por isso que demorei tanto para estrear o ano por aqui.

Aqui em Salvador, o que não falta assunto por comentar. A aprovação das emendas do PDDU da copana Lei de Ordenamento e Uso do Solo (Lous), é apenas uma delas, embora não menos revoltante. Minhas primeiras lágrimas de indignação este ano foi pelo suposto assassinato de um índio Awá-Guajá de apenas oito anos. Pode não passar de boato, mas o bicho-homem já deu provas suficientes para não duvidar de nada. 

Em falar no povo indígena, a UHE Belo Monte continua a todo vapor. E as polêmicas também. Omovimento Xingu Vivo pede agora a realização de um plesbicito. Para incitar o debate, vou somente indicar um videozinho bem didático, embora esteja em espanhol, sobre o impacto nada limpo que a usina hidrelétrica causa. E ah, minha humilde opinião é a de que estão pensando ao contrário: temos que controlar a demanda de energia e não aumentar a oferta a qualquer custo. 


Nenhum comentário: